Gestão em equinocultura


Noções de manejo, saúde equina, equitação e treinamento são essenciais para o profissional do cavalo. São muitos os profissionais que fazem parte da área: veterinário, treinador, tratador, professor de equitação, cavaleiro, etc. 

Mas e no tocante da administração do negócio? Seja ele um haras, escola de equitação ou centro de treinamento; existe a necessidade de uma figura de gestão empresarial e, para melhor administrar qualquer negócio, o executivo deve entender tudo sobre os negócios de sua empresa.

Daí surge a figura do gestor em equinocultura. Um profissional multidisciplinar que possui conhecimento técnico e prático de manejo, saúde e treinamento equino e equitação, mas também de administração e gestão de negócios. 
Curso Superior em Gestão em Equinocultura - Uniso

A função do gestor de equinocultura passa não só pelo conhecimento meramente prático ou técnico, mas por um novo patamar multidisciplinar, capaz de gerir a equinocultura, que mantém, por outro lado, uma estreita ligação com o renovado homem do campo e relaciona-se ao funcionamento de inúmeras unidades rurais de diversas cadeias do agronegócio, buscando um desenvolvimento auto-sustentável, com importantes impactos positivos sobre o meio ambiente e também no emprego.

Nesse sentido, pode-se dizer que, segundo especialistas da área, o profissional formado por este curso é considerado como o profissional do futuro do mercado de cavalos, tendo em vista que é totalmente focado e preparado para trabalhar com a gestão (que é a principal dificuldade dos estabelecimentos equestres) e os negócios do mercado equino. 

Para suprir essa necessidade foi criado o curso Superior de Gestão de Eqüinocultura. O curso nasceu a partir de uma necessidade real e presente do mercado eqüestre brasileiro e internacional. O Brasil é hoje uma das grandes potências eqüestres do mundo, oscilando entre o 3º. e 4º. maior rebanho do mundo. Percebe-se cada vez mais um grande aumento da utilização dos eqüinos no trabalho de fazendas, nos variados esportes eqüestres e no lazer. A Eqüinocultura brasileira vem se firmando cada vez mais como parte da cadeia de produção e como um mercado dentro do chamado agribusiness, oferecendo diversas opções de produtos e serviços às categorias participantes deste mercado. Dentro deste processo se faz necessário o desenvolvimento correto dos fatores que sustentam o mercado como manejo especializado, treinamento, serviços técnicos, instalações elaboradas, administração e tudo o que se relacione com a melhoria da qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Um curso de graduação Tecnológica, com duração de 2 anos, reconhecido pelo MEC, oferecido pela UNISO – Universidade de Sorocaba que é a entidade detentora do curso. A UNISO o credencia e reconhece no MEC, tem a autorização de desenvolvimento e operação do mesmo. Através de um modelo de parceria já consagrado no Brasil e no mundo que visa potencializar forças entre empresas e instituições de ensino, a Universidade do Cavalo (UC) e a UNISO – Universidade de Sorocaba realizam este curso em conjunto.

A UC é o recurso especializado em cavalos para aulas práticas, palestras, visitas técnicas, conteúdo didático especializado e tudo o que se refere ao tema “Cavalo”. A UC então é o parceiro especializado em cavalos para a execução do curso. A parceria se resume em potencializar o que cada parte tem de melhor – a UC tem o contato direto com o mercado e a UNISO sendo uma das mais tradicionais universidades do Brasil, certifica os alunos, que recebem o diploma por ela.

O aluno se forma pela UNISO – Universidade de Sorocaba, e recebe o diploma de uma das mais conceituadas instituições de ensino do Brasil, com mais de 60 anos de tradição. Os Gestores de Equinoculutra estão espalhados pelos maiores haras do Brasil, grandes centros equestres, maneges e ranchos. Alguns utilizam nosso contato internacional para estágios e intercâmbios no exterior.

O curso abrange os 4 pilares mais importantes do segmento eqüestre – Manejo, Saúde, Administração e Equitação. Desta forma, fecha um importante ciclo de conhecimentos necessários para o profissional do mercado eqüestre. Com disciplinas focadas, professores atuantes no mercado e contatos valiosos com empresas e profissionais do segmento eqüestre, o Gestor de Equinocultura torna-se cada vez mais um profissional requisitado por catalisar as demandas do dia a dia do segmento eqüestre com conhecimento especifico, formado academicamente e sem ser concorrente de nenhum outro profissional já existente no mercado. Torna-se, Aportanto, um grande solucionador eficaz para o segmento eqüestre.

Com o passar dos anos o curso atraiu cada vez mais alunos de todo o Brasil. Ao mesmo tempo, os formados foram confirmando nossas expectativas de empregabilidade. Muitos alunos saem do curso já empregados e iniciando suas carreiras em haras, hípicas, centros de treinamento, escolas de equitação, empresas e industrias do segmento e também como consultores, Gestores em Equinocultura.

O curso tem formado profissionais diferenciados, visados e desejados pelo mercado em praticamente todas as áreas e setores. São extremamente competentes e bem formados, por levarem consigo experiências acadêmicas de qualidade de conteúdo e estruturas oferecidas, tornando-se cada vez mais solucionadores eficazes e conhecedores dos temas que envolvem o mercado de cavalos.


-------------------


Gostou do nosso artigo? Comente e compartilhe! Clique aqui e assine também nossa newsletter e receba gratuitamente artigos com informações valiosas sobre o mundo equestre em seu email! 

Entrando agora no maravilhoso mundo dos cavalos e precisa de ajuda? Dúvidas sobre cuidados, manejo, alimentação, saúde, doma e treinamento, equitação, etc? Envie-nos sua pergunta clicando em nosso email (contato.amazonacarioca@gmail.com) ou comente abaixo e responderemos em nosso próximo artigo!

Confira também nossos serviços de consultoria equestre: Clique aqui tire suas dúvidas relacionada ao mundo dos cavalos! Aproveite e clique aqui e conheça nossos produtos artísticos exclusivos e personalizados sob encomenda (quadros, prints, camisas, canecas, etc)!


  A Amazona Carioca


Damiana Bem é apaixonada por cavalos e amazona de salto pela escola de equitação da Vila Militar (RJ) e equitação western (rédeas). Formada no curso de formação de treinadores de cavalos da Universidade do Cavalo (UC), cursou o nível Superior em Gestão de Equinocultura e tem experiência em manejo, doma e treinamento, gestão de centro equstre e aulas de equitação e rédeas na UC (Sorocaba), Vila Militar (RJ), Centro de Treinamento Mauro Leite (CTML - Paraná) Hotel Fazenda Pitangueiras (SP) e Haras Medalha de Ouro (São Roque - SP).

Um comentário :

  1. Olá Gestora Damiana!Sou Gestora também, formada em 2012 e gostaria de conversar contigo, sobre o que você achas da regulamentação dessa profissão no País?!Aguardo seu contato.
    Att. Fernanda Sansone

    ResponderExcluir

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente !

Feito por Ajuda Blogueiros e Blogando com Facilidade