4 dicas de cuidado mútuo para sua vida

Kaladium e Xiclete - Universidade do Cavalo


Todas as manhãs quando os tiramos das baias e soltamos no piquete, Kaladium e Xiclete levam vários minutos para dizer "Olá, bom dia!" através de um ritual de cuidado mútuo. Imagino que estejam comemorando o fato de pastarem na grama fresca e curtir o tempo gostoso que tem feito ultimamente.

Depois de vários minutos de massagem mútua, eles finalmente saem para aproveitar a grama longa no pasto. Enquanto observo-os em sua gostosa massagem, eu penso em várias maneiras diferentes que podemos ter este mesmo cuidado mútuo em nossa vida particular. Aqui estão quatro maneiras que podemos ter esse cuidado (não exatamente como eles! rs):

1. Passe adiante

Se por apenas um momento nós pudermos colocar de lado nossas necessidades, desejos e vontades e apenas fazer algo útil, encorajador, e dar suporte a uma pessoa, sem pensar em como isso pode nos afetar, o mundo poderia ser um lugar melhor. 
Na próxima vez que você ver uma oportunidade, faço algo gentil para alguém - sem ganho pessoal, mas somente porque a oportunidade apareceu e você pode fazê-lo.

2.  Ajudando numa época de necessidade

Nós não podemos fazer tudo sozinhos. Algumas coisas requerem um ou dois amigos para nos dar o ânimo que precisamos. Você já viu os cavalos começarem o cuidado mútuo (tal como na foto acima de nossos dois amigos)? Um cavalo se aproxima um pouco de cada vez e dá uma mordidinha no pelo do outro. Isto é apenas um convite - você coça minhas costas se eu coçar as suas? - Normalmente o outro cavalo gosta tanto que logo os dois estão lado a lado para continuar. Uma mordidinha se torna duas e logo eles estão juntos num tipo de troca rítmica. No caso desses dois cavalos que eu cuido e treino, essa troca pode durar minutos, e se um para o outro começa denovo!

Ajudando o próximo é exatamente o mesmo processo. Primeiro você pergunta - Você pode me dar uma mãozinha? - Temos a esperança de que esta pessoa possa te dar o suporte que precisa. Então, você faz o mesmo por ele quando necessário. É um ganha-ganha!

Colaboração é uma das mais importantes habilidades sociais  - não apenas para amizade mas para qualquer situação na vida. Da próxima vez que você perceber que alguém precisa de ajuda, não dê as costas. Volte-se para ele e ajude.

3. Incluindo outros

Geralmente, cavalos que se cuidam se dão bem um com o outro. Eles socializam com a maioria dos membros da manada, mas eles tendem a procurar um ao outro quando uma coçadinha nas costas é necessária. De certa maneira, eles tem uma sensação de fazer parte de uma mini manada.

Todos temos a necessidade de nos sentir incluídos, especialmente quando se trata de pessoas que admiramos ou gostamos. Em nossa rotina louca de ter que estar aqui e ali, casa, trabalho, faculdade, não poder parar um minuto para respirar, parar alguns minutos e incluir alguém numa conversa pode ser muito bom para fazer conexões significativas com outras pessoas. Se você notar alguém excluído, convide-o para o grupo, envolva-o em suas atividades. Você vai ficar satisfeito por ter feito isso!

4. Empreste seus ouvidos

Eu poderia observar Kaladium e Xiclete o dia todo. Posso ver a interação que acontece durante aquela simples coçadinha matinal. Primeiro, um cavalo morde, depois o outro. Um de cada vez. Eles contribuem.

Quando seu amigo precisa dizer algo, simplesmente pare. Olhe em seus olhos e lhe dê atenção. Mesmo estando lá apenas para ouvir pode fazer uma grande diferença na vida de alguém. Se você consegue ir além e responder ás preocupações do seu amigo, você pode ajudá-lo a resolver um problema numa época conturbada de sua vida, ou dar algum insight que ele não teve ou não pensou ainda.

Quando você pensa sobre isso, cuidado mútuo dos cavalos pode ser interpretado como um grande ato de generosidade. Se nós utilizássemos um pouco desse conhecimento de nossos amigos de quatro patas, com certeza nós poderíamos fazer um positivo e duradouro impacto na vida de outras pessoas.





-------------------


Gostou do nosso artigo? Comente e compartilhe! Clique aqui e assine também nossa newsletter e receba gratuitamente artigos com informações valiosas sobre o mundo equestre em seu email! 

Entrando agora no maravilhoso mundo dos cavalos e precisa de ajuda? Dúvidas sobre cuidados, manejo, alimentação, saúde, doma e treinamento, equitação, etc? Envie-nos sua pergunta clicando em nosso email (contato.amazonacarioca@gmail.com) ou comente abaixo e responderemos em nosso próximo artigo!

Confira também nossos serviços de consultoria equestre: Clique aqui tire suas dúvidas relacionada ao mundo dos cavalos! Aproveite e clique aqui e conheça nossos produtos artísticos exclusivos e personalizados sob encomenda (quadros, prints, camisas, canecas, etc)!


  A Amazona Carioca


Damiana Bem é apaixonada por cavalos e amazona de salto pela escola de equitação da Vila Militar (RJ) e equitação western (rédeas). Formada no curso de formação de treinadores de cavalos da Universidade do Cavalo (UC), cursou o nível Superior em Gestão de Equinocultura e tem experiência em manejo, doma e treinamento, gestão de centro equstre e aulas de equitação e rédeas na UC (Sorocaba), Vila Militar (RJ), Centro de Treinamento Mauro Leite (CTML - Paraná) Hotel Fazenda Pitangueiras (SP) e Haras Medalha de Ouro (São Roque - SP).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente !

Feito por Ajuda Blogueiros e Blogando com Facilidade